Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/lideranc/public_html/admin/conexao.php on line 3
AL homenageia Haroldo Lima por sua contribuição ao país | Liderança do Governo | Assembléia Legislativa da Bahia

 
Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 13 de Dezembro de 2011 ás 15:14:32
Share

AL homenageia Haroldo Lima por sua contribuição ao país

Proponente do título, Álvaro Gomes, destacou a luta do comunista por justiça social e democracia

Quando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, designou que uma comissão composta pelos parlamentares Zé Neto (PT), Aderbal Caldas (PP), Ivana Bastos (PSD) e Kelly Magalhães (PC do B) fosse buscar e conduzir ao plenário dirigente nacional do PC do B e presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, a Assembleia iniciava a solenidade em que concedeu o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira a "um homem que em toda sua trajetória política buscou fazer justiça social, travando uma verdadeira luta em prol do povo, primando pelos direitos humanos e pela igualdade e pela democracia", frisou o proponente da ho-menagem, o deputado Álvaro Gomes (PC do B).

"É com grande alegria que esta casa de leis entrega este título a Haroldo Lima. A AL está fazendo justiça. Como presidente desta Casa, estou vivendo um momento histórico. Tenho certeza que hoje estamos vivendo uma verdadeira democracia graças a homens como este. Homens que lutaram em momentos difíceis, homens que tiveram a coragem de lutar a favor de ideais mais humanitários", frisou Marcelo Nilo.

Justificando sua indicação, Álvaro ressaltou a militância política do homenageado. "Nosso camarada foi preso, torturado pela ditadura militar. Quero citar texto de Bertold Brecht para exemplificar meu pensamento. Há homens que lutam um dia, e são bons; há outros que lutam um ano, e são melhores; há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; porém há os que lutam toda a vida e estes são os imprescindíveis."
 

DESCONTRAÇÃO

Aplaudido inúmeras vezes em seu pronunciamento, Haroldo deu uma verdadeira aula de gratidão, história, militância política e descontração. Em momento nenhum demonstrou ressentimento pelos anos de tortura e clandestinidade que teve que enfrentar no país, quando o Brasil vivia sob o jugo do regime militar, "Tenho orgulho de ter militado contra a ditadura, de ser acusado de promover quebra-quebra. Mas, agora, conquistamos mais espaços, não é preciso fazer mais quebra-quebra. É preciso saber como podemos ajudar a fazer um país ser mais justo. Precisamos continuar lutando constantemente", frisou.

"Todos vocês falaram sobre minha trajetória, mas ela não é só minha, ela é de uma geração que soube resistir bem a tudo que era posto", salientou Haroldo. Para ele, além de todos os militantes, existe uma pessoa que deve receber todas as honrarias. "Muitas das coisas que eu estou recebendo agora, deveriam ser destinadas a minha esposa, Solange, uma verdadeira guerreira. Ela foi um esteio em minha vida. Minha força."

 
HISTÓRIA

Todos os pronunciamentos caminharam na mesma direção. Haroldo Lima foi considerado merecedor deste título por sua atuação destacada em defesa da liberdade e da democracia no país. Haroldo nasceu em Caetité, no sul do estado, em 1939, começou sua militância política no movimento estudantil, passando pela Juventude Universitária Católica, União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Deu continuidade a sua militância no Partido Comunista, sendo preso diversas vezes e torturado por sua oposição à ditadura militar. Com a redemocratização do país, é eleito deputado federal por cinco vezes. Em 2002, assumiu a direção da ANP.

 
EXEMPLO

"Você é um exemplo para todos nós. Sinto um imenso orgulho de fazer parte de sua família. Bato no peito para dizer que somos primos carnais, somos de Caetité. Toda homenagem que façam a você ainda é pouco, por todo o seu trabalho. Tenho orgulho de ser seu parente, você encoraja a todos", frisou Ivana. Representando o governador, o secretario estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, fez questão de ressaltar as razões que fazem Haroldo um exemplo a ser seguido. "Você enche de orgulho a qualquer pessoa deste estado. Como cidadão sertanejo, filho de uma família tradicional, você mostrou que é filho do sonho de igualdade social", destacou.

A deputada federal Alice Portugal fez uma análise histórica do momento que estava sendo proporcionado pela AL agora. "Fico muito honrada de estar participando da entrega desde título. Quando eu era deputada estadual aqui não tínhamos como propor uma honraria a um homem considerado proscrito pelo poder. Esta sessão faz justiça a um dos homens públicos que sobreviveram heroicamente à ditadura." O também deputado Daniel Almeida sintetizou o sentimento de todos os presentes. "Cada um de nós carrega um pouco de Ha-roldo, o seu estilo é profundamente identificado por todas as gerações. Deixa a Agência Nacional do Petróleo depois de oito anos aplaudido por todos. Tem a marca dele. Está encerrando uma caminhada, mas continuará lutando pelo povo baiano e pelos brasileiros.

O título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira é uma homenagem destinada a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e socioeconômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas.

 



Diário Oficial do Estado da Bahia

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet