Liderança
 
 
 
   
 
Comissões
 
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 30 de Agosto de 2017 ás 15:25:51
Share

Colegiado debate renegociação de dívidas de produtores

Um mutirão entre os municípios de todas as regiões do Estado, com o apoio da UPB e outras entidades, será formado para ajudar os produtores rurais na renegociação  das dívidas com os bancos oficiais (Banco do Brasil, do Nordeste e Caixa). Ainda existem muitas dúvidas sobre a aplicação da Lei 13.340 e a posterior Resolução 4591. 
A decisão foi tomada ontem pela manhã durante a audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP), com a presença de vários parlamentares,  superintendentes de bancos oficiais e representantes da Desenbahia, Bahiater e entidades de produtores rurais. 
Salles, proponente da audiência reivindicada por vários colegas, não ficou satisfeito com as explicações sobre os objetivos dos bancos oficiais, principalmente do Banco do Brasil, pois há reclamações de falta de sintonia entre o banco e seus gerentes no interior do Estado na aplicação da Lei e da Resolução para renegociação das dívidas. 
 Eduardo Salles vai procurar a bancada baiana no Congresso Nacional pois o prazo para conclusão dos benefícios concedidos pela atual legislação federal termina no dia 29 de dezembro deste ano. Enquanto o Banco do Nordeste faz a renegociação, com parcelamento e descontos, o BB só procede assim quando a dívida do produtor rural é totalmente liquidada. 
Depois da explanação dos operadores financeiros foram registradas muitas queixas, pois em algumas regiões os gerentes locais demonstram que estão adequados ao processo legal, enquanto em outras falta sintonia com as diretrizes dos bancos. O Banco do Nordeste possui 153 mil operações de dívidas e apenas 18 mil foram negociadas. Já o Banco do Brasil tem apenas 61 mil ações de dívidas e apenas pouco mais de  6 mil liquidadas. “Tudo isso que foi demonstrado pelos bancos me assusta, Parece uma coisa e na hora que vamos ver é outra. Amanhã (hoje) estarei com o presidente da UPB e vou tratar do apoio da entidade para os mutirões que decidimos realizar, pois o tempo é curto para as renegociações e em Brasília comenta-se que não haverá mais prorrogação”, disse o deputado. 
Salles garantiu que todas as entidades que agregam os produtores rurais também serão convocadas a participar dos mutirões municipais, pois somente a categoria poderá chegar a tempo de renegociar ou liquidar as pequenas dívidas e partir para o parcelamento.


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Edifício Jutahy Magalhães, 3 andar - Salvador-Bahia.
Tels.: (71) 3115-7270
  Via X Internet