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Publicada em 16 de Maio de 2017 ás 16:02:20
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Profissionais fazem diferença no atendimento do Mutirão de Cirurgias

O município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, já tem 740 pacientes inscritos para o Mutirão de Cirurgias, que começou a atender a população nesta terça-feira (16), com a unidade móvel permanecendo na cidade até quinta (18), no estacionamento do Shopping Pátio Mix. O atendimento pré-operatório para as cirurgias de vesícula, hérnia e histerectomia é realizado das 7 às17h.

Mas para o sucesso desta iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), existem profissionais dedicados, prontos a acolher, ajudar e orientar cada um desses pacientes. Composta por  recepcionistas, digitadores e motoristas, a equipe reúne 20 profissionais que, desde setembro de 2016, levam saúde aos municípios baianos, sempre com um sorriso no rosto, ainda que, por vezes, muito cansados.

Mutirao
Equipe formada por 20 profissionais está agora no município de Teixeira de Freitas, realizando o...

“Tem dias que temos hora para começar, mas não temos hora para encerrar o trabalho, que, muitas vezes, entra pela madrugada. Mas não deixamos nenhum paciente sem atendimento'", afirma o coordenador do Mutirão, Deleon Francisco, um dos entusiastas do programa. Há profissionais que, em princípio, sua "única" função na equipe seria levá-la de um lado para o outro, mas já se envolveram tanto, que hoje até ajudam orientando o fluxo do atendimento e colaborando no que é necessário. Assim acontece com o motorista João Andrade, servidor da Sesab há mais de 20 anos.

Mutirão
...atendimento pré-operatório destinados à realização das cirurgias de vesícula, hérnia e histerectomia.
 
A coordenadora da equipe de imagem do Mutirão, Rose Simões, ressalta que, quando se trabalha "com amor, mesmo estando na estrada há tanto tempo, é impossível não se emocionar em determinadas situações". Ela se refere paciente Lucinélia Rocha dos Santos, 41 anos, que vai fazer cirurgia de vesícula e chorou de emoção por estar ali para ser atendida. "Eu percebi que ela chorava muito e fui saber o motivo para confortá-la, para abraçá-la".

Mutirão
Enfermeiros, médicos, técnicos de raio X e eletrocardiograma (ECG), recepcionistas, digitadores...

Para a equipe, no final o que importa é a satisfação do paciente. O médico Lucas Olivieri destaca que é muito bom ver a felicidade estampada no rosto de quem ficou até anos aguardando para realizar uma cirurgia. "A beleza do Mutirão está em atender pessoas que realmente precisam, que estão sofrendo e, às vezes, até sem trabalhar, e levar saúde para elas". Ricardo José da Silva, que trabalha na triagem dos pacientes, resume o sentimento da equipe, dizendo que é “muito prazeroso atender essas pessoas. É uma sensação de dever cumprido quando a gente vê a gratidão e a emoção delas ao saírem daqui com suas cirurgias marcadas”.

Mutirão
...e motoristas não medem esforços para atender até o último paciente que comparece à unidade móvel.

Condições para atendimento


Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha realizado, mas tenha exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas (histerectomia, hérnia e vesícula), deve comparecer ao local das consultas pré-operatórias, com os documentos exigidos (documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência), incluindo os exames já realizados. 

Pacientes que farão procedimento de vesícula necessitam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Os que farão histerectomia, precisam levar exame preventivo. Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única no site do mutirão. http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/ ou comparecer à Secretaria Municipal de Saúde do município, onde saberá se o nome consta na lista para a realização do procedimento.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)


ASCOM

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