Liderança
 
 
 
 
Comissões
 
 
 
Bancada da Maioria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Legislativo
 
 
 
 
Multimídia
 
 

Notícias
Publicada em 18 de Abril de 2017 ás 15:42:40
Share

Educadores celebram o Dia Mundial da Voz com seminário e apresentações culturais

Para comemorar o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Secretaria da Educação do Estado realizou o seminário 'Seja amigo da sua voz' nesta terça-feira (18), no auditório da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Voltada para professores e trabalhadores da Educação, a atividade foi promovida por meio do Programa Saúde do Professor, que leva ações e serviços de cuidado e atenção à saúde do professor da rede pública estadual durante o ano letivo em diferentes atividades nas escolas ou no SAC Educação.
 
No evento, foram abordados os 'mitos e verdades sobre o uso da voz profissional', com a participação de convidados como a cantora Carla Visi, que é madrinha da campanha 'Seja amigo de sua voz'. Na ocasião, ela homenageou Gilberto Gil e os 50 anos da Tropicália e da cantora Katia Lanto. Já o ator Marcos Machado fez uma performance teatral do poema 'O guardião de rebanhos', de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.
 
A fonoaudióloga Émile Rocha, o jornalista e radialista Jefferson Beltrão, a servidora e cantora Noélia Marcell e a recepcionista Ludmilla Vieira Santos também participaram do evento, por meio de uma roda de conversa que abordou o uso adequado da voz e questões como saúde, comportamento e bem-estar.
 
Para a professora de História do Colégio Estadual Sete de Setembro, Marlene Souza da Silva, que atua há 27 anos na rede estadual de ensino, cuidar da voz é essencial. “O programa, enquanto política pública, nos auxilia muito no trabalho profissional que exercemos. Sempre sou atendida e coloco em prática as dicas e orientações passadas pela equipe, pois os profissionais trabalham com a prevenção para melhorarmos a nossa voz, o físico e o psíquico, através de técnicas que podem ser feitas no nosso cotidiano”.

Instrumento de trabalho
 
Na ocasião, Carla Visi destacou que “esse trabalho realizado pela secretaria é uma proposta bem consolidada no qual participo desde 2010. São sete anos falando insistentemente desse instrumento para compartilhar conhecimento e emoções, ou seja, a voz. E é muito importante que os professores sejam bem cuidados, pois têm um papel relevante na comunidade”. 
 
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, a discussão sobre o uso adequado da voz é necessária. “A voz é o principal instrumento do professor e a Secretaria da Educação do Estado vem mostrando um cuidado com seus educadores e isso vai reverter na qualidade da Educação”, afirmou. 
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação


ASCOM

Leia Também
 
Assembleia Legislativa da Bahia
1a Avenida, 130, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia. Edifício Sede, 2 andar
Tels.: (71) 3115-7270 / 3115-7083 / 3115-7140 Fax.:(71) 3115-7357
  Via X Internet